A moda pelo mundo e o poder das estampas

25/10/2020


O conceito de moda surgiu de uma necessidade. Afinal, a palavra moda vem do latim “modus” que significa maneira, costume, comportamento, e as tendências da moda são ditadas exatamente pelo comportamento que as gerações estão seguindo e em como a roupa pode expressar e auxiliar esse costume.

Como tudo começou

A vestimenta por si só já nasceu devido a necessidade do humano de se proteger do frio, do sol e esconder a nudez. nossos ancestrais encontraram no couro de suas caças uma proteção inclusive contra os espinhos das plantas.

Na mesopotâmia já era possível tingir o tecido e no Egito antigo os faraós utilizavam ornamentos para simbolizar poder. Aos poucos as sociedades foram adotando padrões, como os romanos que utilizavam da toga para representar autoridade. Algo que segue até os dias de hoje se considerarmos os uniformes de soldados e na faixa presidencial.

Nos dias de hoje

Depois de muita evolução passando por diversos estilos que partiram do recatado aos mais rebeldes, a moda alcançou nos anos 90 muita diversidade. Diferente da década de 20 onde tudo era bem padronizado, as roupas de hoje parecem muitas vezes nem seguir uma regra. Mas só parecem, afinal os mínimos detalhes sempre são pensados para maior conforto, bem-estar e identificação do público com cada peça de roupa.

Vemos, por exemplo, lojas, boutiques e afins separadas pelo estilo, e cada estilo segue um padrão requisitado pelo seu público. Os mais despojados apostam em jeans, camisetas e tênis confortáveis para o dia a dia. Enquanto os mais clássicos preferem a tradicional calça e camisa, ou vestidos longos.

O cargo profissional de cada um também remete muito à maneira de se vestir. Normalmente os cargos mais altos estão associados com roupas ditas mais sérias, ou seja, sociais. Isso serve para passar credibilidade e mostrar alto poder aquisitivo, estando associado diretamente ao sucesso.

E as estampas?

Justamente para atrelar a cada estilo as estampas surgiram. Antigamente, com o intuito de sinalizar e até contar histórias as roupas começaram a ser estampadas com símbolos e desenhos. Com o passar dos anos as técnicas e opções aumentaram e os desenhos passaram a ficar cada vez mais elaborados até chegarmos no dia atual.

Hoje temos diversas maneiras de estampar um tecido. A estampa pode ser feita pelo serigrafia, estampas digitais, estampas de rolamento e até mesmo tecidas no próprio tecido utilizando técnicas antigas, mas com tecnologias inovadoras que permitem precisão em cada ponto.

Agora que você conhece o básico dessa história, venha conhecer um pouco mais sobre a Nova Giulen e compreender as inúmeras opções que oferecemos em tecidos e estampas para que a sua moda possa ser seguida dentro das tendências mundiais, entregando o maior conforto, bem-estar e identificação para cada estilo.